Como Bater o Mercado de Ações e o Coronavírus com a IA

Esse artigo sobre o Coronavírus e o Mercado de Ações foi escrito por Gabriel Plat, um Analista Financeiro na I Know First.

This image has an empty alt attribute; its file name is AI-based-penny-stocks-trading-555x377.jpg

Resumo

  • O medo da pandemia causou pânico e perdas nos mercados de ações ao redor do mundo, com o índice VIX crescendo 225,3% em três meses;
  • Nessa situação, é normal ter perdas no mercado de ações;
  • Ações como a Amazon e a Nintendo cresceram 30% no meio da crise;
  • A IA pode ajudá-lo a tomar a melhor decisão em um tempo que você não pode dar ao luxo de errar.

O Medo

O ano de 2020 no mercado de ações é o que chamamos de montanha-russa. Desde a propagação do novo coronavírus fora da China, vimos ações de diferentes setores e diferentes países mudando suas tendências de forma abrupta. Isso pode ser visto claramente pelo índice VIX abaixo.

VIX-1-Jan-19-16-Mar-20

Esse índice também é chamado de “Índice do Medo” por medir a expectativa do mercado para a volatilidade nos próximos 30 dias. Seu valor ao fim de março foi o maior desde que Jerome Powell foi nomeado o chefe do FED em 2018. O valor do índice representa que os investidores estão mais abertos a pagar um preço alto para mantê-los protegidos contra volatilidade. Em outras palavras, quanto maior o nível, maior esse sentimento entre investidores.

Isso pode ser somente um índice, mas representa muito bem a situação que o mundo financeiro viu no último mês.


A Perda

O Índice do Medo não cresceu mais de 200% por acaso. A razão para isso não foi diretamente a pandemia do COVID-19, mas seu impacto na economia. Desde que governos começaram a adotar medidas fortes contra a doença, as expectativas começaram a cair rapidamente.

coronavirus stock markets
Fonte: Gormsen, N J e R S J Koijen (2020)

O gráfico acima é bem claro. As restrições impostas pelos governos europeus e americano fizeram as expectativas de crescimento irem ao fundo do poço. O impacto também foi visto no mercado de ação.

coronavirus stock markets
S&P teve quatro circuit breakers em março. Fonte: Reuters Graphics

Quando o S&P 500 cai mais de 7% antes das 15:25 no horário de Nova York, há uma pausa de 15 minutos em negociações em todos Estados Unidos. Considerando que isso não acontece frequentemente, ver acontecer quatro vezes em um mês pode explicar a situação que a economia se encontrou no último mês. Por exemplo, o índice Dow Jones viu uma queda diária que não foi vista desde a Black Monday em 1987 e a Grande Depressão.

coronavirus stock markets
Fonte: Reuters Graphics

Com tudo isso sendo dito, podemos presumir que o investidor médio viu uma queda no valor de sua carteira.


A Oportunidade

Mesmo com todo o caos que vivemos agora, ainda é possível evitar perdas? A resposta é, obviamente, sim.

Há várias opções para não somente evitar perdas, mas também para lucrar durante a pandemia. No último mês eu escrevi um artigo sobre ameaças e oportunidades no mercado de ações. Entre as ações mencionadas para pensar fora da caixa, eu previ que serviços de streaming como Amazon Prime, Netflix e Spotify poderiam aumentar sua quantidade de assinantes e impulsionar suas ações. Um mês depois, todas tiveram resultados positivos.

Spotify-Netflix-Amazon
Fonte: Reuters Finance

No mesmo artigo, eu vi o setor que o vídeo-game poderia seguir o mesmo caminho. Um mês depois, Sony (6758.T), Nintendo (7974.T) e Microsoft (MSFT.O) registraram aumento em suas ações.

Nintendo-Sony-Microsoft
Fonte: Reuters Finance

Seguindo esse artigo, outros foram escritos aqui na I Know First com previsões otimistas. Esse é o caso para as ações da Nvidia, Facebook e Apple. Todas consistem não somente em interpretação técnica dos nossos analistas, mas também na previsão do nosso próprio algoritmo de inteligência artificial.


A Ajuda

Quando falamos sobre evitar perdas no mercado de ações durante a pandemia do coronavírus, não há maneira melhor que minimizar riscos do que conduzir sua decisão em uma análise sólida. E aqui é onde a I Know First se sobressai.

O algoritmo alimentado por IA é responsável por gerar previsões diárias que ajudam investidores a entender tendências de ações e investir propriamente. Ao usar machine learning e mais de 15 anos de base de dados de ações, o algoritmo gera previsões para diferentes ações em diferentes horizontes de tempo, tanto para posições short quanto long. No meio dessa pandemia, a inteligência artificial pode ser seu fosso econômico contra a incerteza.

Tomando a Netflix como exemplo, o algoritmo gerou uma previsão otimista em outubro passado. A ferramenta de negociação algorítmica previu com sucesso o movimento da NFLX, com o preço da ação crescendo 30,37% no período.

Netflix Stock Forecast

Previsões corretas como essa não são incomuns. Os desempenhos do algoritmo em outras ações tem uma forte taxa de acerto. Quando avaliamos a ação da Nvidia, por exemplo, o algoritmo da I Know First teve uma taxa de acerto acima de 58% em todos os horizontes de tempo, com um incrível 100% no horizonte de um ano.

This image has an empty alt attribute; its file name is NVDA-Hit-Ratio.png

Nós podemos ver uma taxa de acerto média com outras ações como MU e Apple. O algoritmo não está adivinhando, está usando informação e dados para gerar previsões corretas.

Previsões Recentes Também Geram Bons Resultados

As últimas previsões geradas pelo algoritmo também produziram resultados sólidos. O algoritmo previu com sucesso 9 de 10 ações do pacote Ações Abaixo de 5 Dólares com um retorno de 17,39% no horizonte de 7 dias. Esse retorno também é maior que o S&P 500 no mesmo período de tempo.

Também, o algoritmo tem um pacote nomeado Previsão No Mercado de Ações com Coronavírus, que identifica as ações mais afetadas de forma negativa enquanto também evidencia as oportunidades que surgem no mercado de ações durante essas situações extraordinárias de mercado. O pacote cobre os ativos que podem ser afetados pelo coronavírus com as maiores exposições financeiras. A última previsão para o horizonte de 7 dias previu corretamente 10 de 10 movimentações de ações.


Conclusão

Tempos de incerteza acontecem de vez em quando. Quando uma economia entra em pânico, investidores tendem a perder dinheiro por simplesmente seguirem estratégias erradas. Mas mesmo no meio da pandemia do coronavírus, é sim possível para bater o mercado de ações.

Primeiro de tudo, precisamos analisar com calma a situação para entender as ameaças e oportunidades disso. Há empresas nesse tipo de momento que vão contra a maré e podem ser a melhor oportunidade para o investidor no mercado. Exemplos como as ações da Amazon e Nintendo, que cresceram 27,92% e 40,67% respectivamente, mostraram que isso é de fato possível.

Para ajudar os investidores a decidirem qual deve ser a melhor estratégia, o algoritmo da I Know First está aqui para ajudar. Com pelo menos 57% de taxa de acerto em todos os horizontes de tempo em ações como a NVDA, a IA já está ajudando diversos investidores ao redor do globo para não somente protegê-los, mas também para lucrar. Mesmo no meio de uma pandemia.


I Know First Premium Article

Para se inscrever, clique aqui.