Estratégia de Investimento do Warren Buffett: Como Lucrar No Meio da Pandemia

Esse artigo sobre a estratégia de investimento do Warren Buffett foi escrita por Gabriel Plat, um Analista Financeiro na I Know First.

Warren Buffett Investment Strategy
Crédito: AP Photo / Nati Harnik

Investimento bem-sucedido leva tempo, disciplina e paciência.
Preço é o que você paga. Valor é o que você ganha.
– Warren Buffett

Resumo

  • A estratégia de investimento do Warren Buffett consiste em identificar ações desvalorizadas e mantê-las para o longo prazo;
  • A pandemia do coronavírus criou um bom cenário para encontrar essas ações;
  • Ações da Apple e American Express podem ter o potencial de estarem subvalorizadas no momento;
  • O algoritmo da I Know First pode ser um diferencial para lucrar com essa estratégia.

Quem é Warren Buffett e o Que é Sua Estratégia de Investimento?

Dizer que Warren Buffett é discutivelmente o investidor mais bem-sucedido da história pode soar óbvio para basicamente qualquer um no mundo de investimento. De fato, seus conselhos de economia e investimento ainda são adotados em diferentes estratégias. Mas quem exatamente é Warren Buffett?

Buffett é uma das pessoas mais ricas do mundo. Ele fez sua fortuna no mercado de ação e, desde 1970, é um dos maiores acionistas da Berkshire Hathaway, uma das maiores empresas do mundo.

A pesquisa sobre suas decisões de investimento nos dão um entendimento melhor da sua base e como segui-la.

O Longo Prazo Deve Ser Seu Objetivo

Para Warren Buffett, ações diárias não importam. Em nada. Buffett prefere a estratégia buy-and-hold, uma estratégia passiva que evita ser influenciado por oscilações no curto prazo. Isso pode levar a uma carteira estável e que pode ter um valor melhor das ações possuídas para o longo prazo. Essa estratégia acredita que o mercado vai favorecer ações de qualidade e subvalorizadas ao longo do tempo, então não há motivo para pânico pela variação do preço de um dia para o outro.

Como Encontrar Ações Subvalorizadas

Para Warren Buffet, alguns fatores precisam ser analisados na empresa antes de decidir se é uma boa ação para investir ou não. Por exemplo, encontrar o Retorno Sobre o Patrimônio (ROE na sigla em inglês) de uma empresa pode ser uma boa medida, mas não é o suficiente. A qualidade da empresa pode não ser vista somente no ROE passado, mas analisando os últimos 10 anos.

Além disso, a estratégia considera a dívida da empresa e a margem de lucro. Ao observar o grau de alavancagem (D/E) e a divisão entre a receita líquida e a venda líquida, respectivamente, podemos analisar os dois fatores mencionados acima.

Ainda, outros fatores podem ser importantes. Buffett já disse que não entende completamente a mecânica de novas tecnologias de empresas e isso pode impactar sua decisão de investir ou não na empresa. Empresas que se garantem somente em commodities também são evitáveis nessa decisão.

Finalmente, o mais importante: o valor da empresa. Ao analisar todos esses fatores, Buffett é capaz de identificar o valor intrínseco da empresa e compará-lo ao valor de liquidação. Se o valor intrínseco é maior que o valor de liquidação, então essa é a oportunidade de investir.

De Quais Empresas Estamos Falando?

Warren Buffett Investment Strategy

Sinceramente, essa é a pergunta de um milhão de reais. Desde o começo da pandemia do coronavírus, ações de todo o mundo de diferentes áreas despencaram. Consideram a estratégia de Buffett, essa pode ser a melhor oportunidade para encontrar seu ponto principal: as ações desvalorizadas.

Um dos melhores exemplos agora é a ação da Apple (AAPL). Considerando que a Berkshire Hathaway de Buffett é uma das acionárias da Apple, é justo izer que a gigante da tecnologia encaixa em sua estratégia.

O impacto do coronavírus na Ásia impactou a cadeia de produção da Apple e isso pode ser visto no preço da AAPL nesse ano. O gráfico abaixo indica a perda de valor da ação da Apple em 2020.

Leia Mais: Notícias da Ação da Apple: Problemas Na Cadeia de Produção e Novos Anúncios

Estratégia de Investimento do Warren Buffett
Figura 1 – Movimento do preço da AAPL

Como dito anteriormente, essa estratégia recompensa ações de qualidade sobre o tempo. A flutuação no curto ou médio prazo terminaria em algum momento e o valor da ação subiria após a pandemia. Se você acha que o valor da ação agora está subvalorizada, então é o momento correto para investir.

É claro, não é somente a Apple que perdeu valor no meio da pandemia. Se olharmos as ações americanas publicamente negociadas possuídas pela Berkshire Hathaway, podemos encontrar outras empresas na mesma situação.

A ação da Kraft Heinz (KHC) caiu mais de 27% desde Janeiro. American Airlines (AAL) caiu 47% no mesmo período, enquanto a ação da American Express (AXP) começou o ano com um valor de US$124,66 e chegou a quase 68 dólares ao fim de Março. Todas essas empresas possuem a empresa de Buffett como uma das acionárias e podem fazer parte de sua estratégia.

Estratégia de Investimento do Warren Buffett
Figura 2 – Movimento do Preço da AXP

Quando Eu Devo Investir Nessas Ações?

De novo, essa não é uma pergunta fácil. Pela estratégia de investimento de Warren Buffett, o tempo não importa tanto assim se você considera a ação subvalorizada. Ainda assim, há maneiras de melhorar sua tomada de decisão.

A I Know First tem um algoritmo alimentado por inteligência artifical que pode prever tendências de ações ao longo do tempo. Pela sua previsão, é mais fácil prever o movimento das ações e tomar a decisão correta.

Leia Mais: Como o Algoritmo de Previsão de Ações Funciona

De todos os pacotes disponíveis, a I Know First oferece o Warren Buffett Portfolio. Investidores geralmente usam esse portfólio para tirar vantagem da estratégia de investimento do Warren Buffett. Os diferentes horizontes de tempo oferecidos no pacote facilitam a aplicação da estratégia e, é claro, a lucrar.

Estratégia de Investimento do Warren Buffett
Figura 3 – Retorno das Ações do Pacote Warren Buffett Ao Longo de 1 Ano

Na tabela da direita, podemos ver que o algoritmo preveu corretamente o movimento de 8 entre 10 ações. AAPL, uma das ações previstas corretamente, cresceu a um impressionante 66,55%.

Estratégia de Investimento do Warren Buffett
Figura 4 – Retorno das Ações do Pacote Warren Buffett Ao Longo de 1 Ano

Aqui nós podemos ver que não somente a média de retorno da I Know First foi alta, como também foi maior que o retorno do índice S&P 500 no mesmo período.

Para melhorar sua estratégia de investimento nesse momento, a I Know First também oferece a previsão Coronavirus Stock Market. Nós utilizamos nosso próprio algoritmo preditivo alimentado por IA para descobrir as oportunidades de mercado mais promissoras que podem surgir durante momentos extraordinários em diferentes setores do mercado, tanto em long quanto em short. Isso inclui ativos como ouro e commodities relevantes, ações de empresas de biotecnologia, ações de empresas farmacêuticas, semicondutores, ações de setores tecnológicos e mais.

Conclusão

A estratégia buy-and-hold provou ser uma das opções para encarar o mercado de ações. Adotada por Warren Buffett, essa estratégia ganhou popularidade entre investidores.

No cenário atual do mercado de ações, as ações ao redor do globo estão perdendo valor e isso pode ser a oportunidade de aplicar a estratégia. No meio de todo o caos, há espaço para buscar ações desvalorizadas, que podem ser recompensadas no longo prazo.

Para ajudar investidores a analisar ações, a inteligência artificial da I Know First pode gerar previsões de várias ações, deixando mais fácil para aplicar a estratégia de investimento de Warren Buffett. As previsões geradas diariamente contém escolhas das 10 melhores ações para posições de long e short baseadas no critério definido por Warren Buffett em sua estratégia. Essa previsão é entregue diariamente antes da abertura do mercado, no qual oferece a você uma posição de investimento competitiva relativa ao resto do mercado.


I Know First premium badge

Para ser um assinante, clique aqui.