Estratégias de Investimentos no Mercado de Ações: Como Utilizar IA?

motek 1Esse artigo sobre IA e Estratégias de Investimentos foi escrito por Alexandre Himmelstein, Analista Financeiro na I Know First.

Resumo:

  • O Brasil vive um período de juros baixos e o cenário econômico indica que essa será a tendência para os próximos anos.
  • O mercado de ações pode ser uma opção viável e segura para investidores com o uso de análises e ferramentas de IA.
  • O algoritmo da I Know First vem apresentando excelentes resultados em suas previsões no mercado de ações e pode oferecer formas de minimizar os riscos dos investimentos.

Na última reunião do Copom do dia 16 de setembro, o Banco Central decidiu por manter a taxa de juros em 2%. Os membros do conselho votaram de forma unanime por esta decisão e sinalizaram a manutenção da Selic em 2,0% nas próximas reuniões. Esse é o menor nível da taxa para toda a série histórica:

(Fonte: Banco Central do Brasil)

Na ata, o BC discutiu a conjuntura econômica, os riscos em torno do cenário básico para inflação e os setores da economia  mais afetados pela pandemia da COVID-19. No documento, o comitê também apontou os limites para novas quedas da Selic mas, ao mesmo tempo, sinalizou que as condições para manutenção da Selic seguem  favoráveis por bastante tempo. De acordo com o boletim Focus e projetando uma taxa de câmbio em  R$5,30/US$ “ as projeções de inflação do Copom situam-se em torno de 2,1% para 2020, 2,9% para 2021 e 3,3% para 2022. Esse cenário supõe trajetória de juros que encerra 2020 em 2,00% a.a. e se eleva até 2,50% a.a. em 2021 e 4,50% a.a. em 2022.”

A queda da rentabilidade da renda fixa nesta nova realidade de juros baixos no Brasil vem provocando mudanças nas estratégias de investidores que optavam por produtos atrelados a este tipo de investimento. Devido a taxa CDI, o principal benchmark para títulos públicos e privados, acompanhar as oscilações e seguir as mesmas tendências da taxa Selic, os investidores que estão em busca de maiores rendimentos devem procurar por alternativas, incluindo migrar para o mercado de renda variável.

Vale lembrar que os juros baixos diminuem as percepções de risco e melhoram as oportunidades de investimento em ações. Além do mais, podem favorecer as empresas com menores despesas financeiras e proporcionar maiores incentivos para investimentos.

Não é nada trivial realizar esse tipo mudança no portfólio de investimentos, ainda mais em meio à pandemia de covid-19 e uma retomada gradual da economia, além da alta volatilidade dos mercados globais. Algo que pode auxiliar e facilitar o trabalho de investidores e traders em suas tomadas de decisões e buscar novas estratégias de investimentos frente a renda fixa, diante desse cenário caótico, é o uso de Inteligência Artificial e Machine Learning para operar no mercado financeiro. Mas afinal, como usar a IA para ganhar vantagem no mercado financeiro e driblar as incertezas? Utilizando as palavras de Warren Buff: como tornar IA o seu “moat”?

Como Posso Utilizar IA No Mercado de Ações?

Existe todo um debate em torno da questão: se os mercados financeiros podem ou não ser previsíveis com o uso de IA. Apesar dos mercados serem um grande sistema complexo e caótico, nós da I Know First acreditamos que sim, os mercados podem ser modelados através de IA.

A I know First possui um algoritmo baseado em IA totalmente preditivo e capaz de gerar análises com atualizações diárias, elaborado exclusivamente para auxiliar investidores nas melhores estratégias de investimentos e na tomada de decisões. Desenvolvido pelo Dr. Lipa Roitman, um cientista, com mais de 35 anos de pesquisa em inteligência artificial e Machine Learning. As análises do algoritmo envolvem mais de 50 bolsas de valores diferentes, todas as previsões geradas são baseadas em Machine Learning com a capacidade de selflearning (autoaprendizado) avançado, o que torna possível analisar, modelar e prever o mercado de ações. As séries de dados contém informações para um período de 15 anos e envolvem um total de 10.500 ativos financeiros, entre eles: ações de diversas empresas, ETFs, moedas, commodities e índices globais para horizontes de tempo de curto, médio e longo prazo.

Os resultados são 100% derivados de análises empíricas, evitando assim qualquer interferência de caráter psicológico humano:

/var/folders/f2/mdjhl92x4g1fqsjkf838n96r0000gn/T/com.microsoft.Word/WebArchiveCopyPasteTempFiles/image-12.png

Quando falamos sobre tomadas de decisões no mercado de ações durante períodos com alta volatilidade e incertezas, não há melhor maneira de minimizar os riscos do que basear sua decisão em uma análise totalmente preditiva. E é aqui que o algoritmo da I Know First se sobressai.

Tomando como exemplo essa análise do pacote da Bovespa para o período de 3 Meses entre 28 de Junho a 29 de Setembro de 2020, para long position, o algoritmo acertou o movimento de 8 das 10 ações. A previsão com o maior retorno foi a RENT3.SA, registrando alta de 41,33%. Outros retornos notáveis vieram da USIM5.SA e GGBR4.SA em 38,73% e 33,14%, respectivamente.

Brazil Stock Market

Esse outro relatório, também para as ações da Bovespa, envolvendo short position para o período de 3 dias entre 25 de Setembro e 29 de Setembro de 2020. Nesse caso, o o algoritmo acertou o movimento de queda de 10 das 10 ações. A previsão com o maior mudança no preço foi a GUAR3.SA, registrando um percentual de 10,75%. Outros resultados notáveis vieram da TGMA3.SA e AMAR3.SA com 9,42% e 6,65%, respectivamente.

Brazil Stock Market

Para mais análises e resultados do algoritmo da I Know First, esse Mercado de Ações do Brasil: Relatório de Avaliação de Previsão Diária analisou a performance das previsões da I Know First entre 1º de Janeiro de 2018 a 30 de Junho de 2020, e confirmou: para todos os horizontes de tempo o algoritmo superou o Índice Bovespa! Destaque para o grupo de ações Top 5 que superou o IBOV em 16,23% no horizonte de 1 ano.

Conclusão

O período de juros baixos deve prevalecer pelos próximos anos para a economia brasileira e, com isso, a rentabilidade de investimentos do tipo renda fixa pode continuar apresentado valores quase que insignificantes. Diante deste cenário, novas estratégias de investimentos para o mercado de renda variável podem ser ótimas opções para os investidores que buscam maiores rentabilidades e menores riscos.

O uso de IA para modelagem do mercado financeiro e previsões no mercado de ações vem ganhando cada vez mais espaço ao redor do mundo, sobretudo em períodos de grande volatilidade e incertezas em meio ao maior desafio do último século: a pandemia da COVID-19. A I Know first, por meio do seu algoritmo, vem provando que é possível sim superar os períodos de incertezas por meio do uso de IA.

I Know First Premium Article

Para se inscrever, clique aqui.

Para aprender mais sobre o que é a I Know First e as outras soluções que oferecemos, visite nossos sites nos links abaixo:

I Know First: Israel – Brasil – Itália

Por favor note que, para decisões de negócios, é recomendado usar nossa previsão mais recente.