Lançamento do Sistema de Previsões baseado em Inteligência Artificial da I Know First para a Bolsa de Valores Brasileira – Superando o IBOVESPA

Lançamento do Sistema de Previsões baseado em Inteligência Artificial da I Know First para a Bolsa de Valores Brasileira – Superando o IBOVESPA

Em 1o de Agosto de 2017, a I Know First finalizou a implementação e o período de treinamento do seu sistema de ranking e previsões baseado em Inteligência Artificial para as principais ações listadas na Bolsa de Valores Brasileira, a Bovespa. Nesta data, a primeira previsão de uma ação brasileira foi publicada aos investidores inscritos no mercado local.

Desde então, as previsões geradas retornaram até duas vezes mais do que o mercado local, retornando até 20% no período de três meses – Figura 1.

Para cada ação coberta, as previsões são geradas diariamente para os 6 principais horizontes temporais, expressados em dias/meses/anos do calendário: 3 dias, 7 dias, 14 dias, 1 mês, 3 meses e 1 ano.

A previsão diária atualizada consiste em dois números: o sinal, que indica a direção da previsão e a força do movimento da ação, no respectivo horizonte temporal, e a previsibilidade, que indica o quão previsível o algoritmo considera que o movimento da ação será.

A I Know First cobre as ações mais líquidas da Bovespa, das maiores empresas brasileiras de capital aberto, com dados históricos de pelo menos 5 anos.

Figura 1

Inteligência Artificial Gerando Valor para os Investidores

O sistema de previsões baseado em Inteligência Artificial pode ser usado por investidores/traders para tomarem decisões de investimento mais inteligentes por:

  • Identificar as oportunidades promissoras no mercado de ações brasileiro
  • Implementando telas personalizadas para apoiar no processo de investimentos.

A ferramenta de Inteligência Artificial é um produto ativo de gerenciamento de investimentos, adequado para investidores institucionais e privados (DIY), ajudando-os a superar o mercado e gerenciar os seus portfólios com maior confiança.

Visão Geral da Performance que Superou o Mercado

Entre 1o de Agosto de 2017 e 1o de Novembro de 2017, os primeiros três meses da publicação das previsões desde a data de lançamento oficial do modelo no Brasil, o sistema de previsões baseada em IA da I Know First estabeleceu um histórico de desempenho consistente e superior ao benchmark.

Para as ações mais previsíveis, a média do retorno do trade superou significativamente o retorno do benchmark (em até duas vezes) para todos os horizontes temporais, com a performance, consistentemente, melhorando quando as ações melhor ranqueadas foram selecionadas.

Abaixo, o alcance para a média do retorno do trade em diferentes categorias das Top 5 ações (Long/Short e apenas Long) são mostradas para os vários horizontes temporais versus a média dos retornos do índice (ver Tabela 1). A tabela mostra claramente que as ações selecionadas usando as previsões da I Know First superam o benchmark para todos os horizontes temporais.

Tabela 1

Para superar o mercado, é crucial o foco nas ações que o algoritmo identifica como as mais previsíveis, e também naquelas em que os sinais são mais fortes (e, portanto, o sinal mais alto/baixo – de acordo com sua direção).

É, portanto, por isso que a I Know First também fornece as previsões Top 10 e Top 5 para as ações mais previsíveis cobertas.

Visão Geral Mais Detalhada da Performance e a Importância do Indicador da Previsibilidade

As duas tabelas abaixo:

-Tabela 2: previsibilidade não filtrada (>0) e

-Tabela 3: filtrada (50% mais previsíveis)

mostram mais detalhadamente os retornos médios por trade, nos vários horizontes temporais (colunas), para as ações selecionadas usando as previsões da I Know First versus a performance do benchmark (primeira linha, retorno IBOV). É evidente que o indicador de previsibilidade é crucial para identificar consistentemente as oportunidade de superar o mercado e que praticamente todos os retornos médios obtidos utilizando a previsão algorítmica com previsibilidade filtrada superaram o mercado.

Além disso, entre todas as ações com altos níveis de previsibilidade (i.e. a tabela da direita), os sinais mais fortes, na média, correspondem consistentemente aos maiores retornos.

Note também que, não só os trades com sinais Long estão superando o índice de benchmark, mas também os com sinais Long/Short. Isso implica que o algoritmo pode identificar com sucesso a direção geral do mercado e boas decisões de investimento nas duas direções: Long e Short.

Tabela 2                                                                             Tabela 3

 Descrição da Avaliação de Desempenho

Todas as ações da Bovespa cobertas pela I Know First e as previsões correspondentes publicadas desde o lançamento oficial do modelo no Brasil em 1o de Agosto de 2017 até 1o de Novembro de 2017 são levadas em consideração.

A avaliação dos retornos médios do trade é feito em duas etapas:

a)primeiramente, entre todas as ações cobertas pela I Know First com níveis de previsibilidade > 0 (válido para a vasta maioria das ações cobertas com algumas poucas exceções)

b)em segundo lugar, após a pré-seleção de apenas metade das ações mais previsíveis, de acordo com suas previsibilidades em cada horizonte temporal.

Em b) a pré-seleção é feita utilizando o indicador de previsibilidade e, em caso de “nós”, o valor absoluto da força do sinal é levado em consideração.

Em ambos os casos a) e b), a análise dos retornos dos trade é realizada para todas as ações qualificadas e também para as Top 20, Top 10 e Top 5 ações em ordem do sinal absoluto. O ranking é realizado para o horizonte temporal e a data específicos de cada previsão, separadamente.

Além disso, em cada caso, os retornos dos trades para 3 grupos de ações são em média

  1. Posições Long/Short, i.e. posições misturadas dependendo da direção do sinal, ranqueadas pelo valor absoluto do sinal
  2. Posições apenas Long, ranqueadas pelo valor do sinal >0
  3. Posições apenas Long, ranqueadas pelo valor do sinal >0, mas apenas aquelas que estão entre as Top classificações das posições misturadas. Isso significa que se em um certo dia todos os sinais mais fortes (Top 20/10/ ou 5) são de baixa, nenhuma posição Long é qualificada.

Retornos são calculados para todas as previsões publicadas e qualificadas (ver acima) no período de 01/08/2017 – 01/11/2017 como retornos buy/sell & hold na direção das previsão publicada e, em seguida, são calculados em média em cada categoria e horizonte temporal.

Para comparar os resultados ao benchmark, a mesma avaliação é realizada para o Ibovespa IBOV – o principal índice de ações brasileiro – assumindo posições long para os respectivos períodos de holding.

Uma vez que os horizontes temporais das previsões são dados em dias do calendário, a tabela 4 detalha os períodos de holding correspondentes aos dias de trading utilizados:

Tabela 4

Conclusão

O sistema de previsões da I Know First baseado em IA considera os mercados holisticamente – buscando padrões e relações/interconexões em grandes conjuntos de dados históricos estruturados do mercado de capitais, atualizados diariamente, e considera o mundo financeiro como um grande e complexo sistema como um todo. Dos padrões aprendidos e correspondentes a atual condição de mercado, o algoritmo deriva projeções futuras para as ações. Ele condensa os padrões aprendidos em dois indicadores, que representam cada previsão da ação, permitindo o investidor utilizar as previsões ranqueadas para identificar boas oportunidades de investimento e apoiar seus processo de investimento, superando o mercado.

O indicador de previsibilidade, disponível para cada ação e horizonte temporal, ajuda a indicar o quão bem sucedido o algoritmo é em aprender sobre o comportamento de cada ação individual e, portanto, focar nas oportunidades mais promissoras.

Depois de primeiramente focar no mercado de ações dos EUA, a implementação do modelo de deep learning da I Know First para o mercado de ações brasileiro e seus excelentes resultados desde o lançamento em agosto de 2017 evidenciam a superioridade da abordagem da I Know First e exemplificam a adaptabilidade e o alto nível de escalabilidade do sistema aos mercados no mundo todo.

Em 2018, a I Know First expandirá seus serviços para investidores locais na China, no Japão e na Índia.