Performance do Algoritmo: Análise de Ações Brasileiras com Altas Taxas de Retorno

Performance do Algoritmo

Análise Fundamentalista das Top 5 Ações Brasileiras

O algoritmo da I Know First (IKF), considerando os fundamentos das empresas, gerou uma previsão no dia 14 de Dezembro com fortes tendências de alta para longo prazo de 5 companhias brasileiras famosas. Mas antes de analisar os resultados finais vamos dar uma rápida explicação de como a previsão funciona.

Previsão do Mercado

O algoritmo da IKF identifica ondas no mercado para projetar suas trajetórias. Todo dia o algoritmo analisa dados brutos para gerar uma previsão atualizada para cada mercado. Cada previsão inclui 2 indicadores: sinal e previsibilidade.

Sinal

O sinal representa a direção e o movimento previstos, seja um aumento ou uma queda, para cada ativo; não uma porcentagem ou preço-alvo específico. A força do sinal indica o quanto o preço atual desvia do que o sistema considera um equilíbrio ou preço “justo”

Previsibilidade

A previsibilidade é a correlação histórica entre as previsões passadas do algoritmo e o movimento atual do mercado para cada ativo. O algoritmo então calcula médias para todas as previsões passadas, dando um peso maior às performances recentes.

A previsibilidade é medida em uma escala de -1 até 1; essa medida é uma adaptação do coeficiente de correlação de Pearson.

P=-1 significa que o mercado se moveu na oposição oposta ao que o algoritmo previu.

P=0 significa que não há correlação na previsão e o movimento do mercado.

P=1 significa que há uma correlação perfeita entre o movimento do mercado e a previsão.

Qualquer P valor acima de 0 significa uma previsão positiva; quanto maior melhor. Para as ações que monitoramos e fazemos previsões a Previsibilidade (P) normalmente fica entre P=0,2 e P=0,7.

Análise

A partir de agora vamos analisar cada empresa que obteve previsões de alta no dia 14 de dezembro.

1 – Vale S.A. – Empresa de Mineração

Previsão

Sinal 58,99

Previsibilidade 0,55

A empresa

Vale é uma empresa de mineração multinacional e uma das maiores operadoras de logísticas no Brasil. É a terceira maior empresa de mineração do mundo. No setor de energia elétrica a companhia participa em consórcios e atualmente opera em nove plantas hidroelétricas.

Vale tem aproveitado o bom momento para o setor de mineração, tendo a China como um grande comprador de minério de ferro e os preços do mesmo subindo (USD 51,36 em Junho 2016 para USD 79,75 em Dezembro 2016). A desvalorização do Real também facilitou a exportação para a companhia.

Análise Fundamentalista

Vale obteve números interessantes. Apesar da crise econômica no Brasil, ela ainda conseguiu obter crescimento no Lucro Líquido. A Liquidez Corrente é acima de 1, mostrando que a companhia tem mais ativos circulantes do que passivos circulantes. O ROE foi acima da média para o setor de mineração que foi de -43%. O P/VPA (que compara o preço da ação no mercado e o valor patrimonial da empresa) ainda está em um nível razoável, já que não está muito maior do que 1. O nível de Preço/Lucro anual demonstra que o momento oferece uma ótima barganha para a compra, especialmente quando o nível Preço/Lucro estimado aponta para uma rápida subida no futuro próximo.

Conclusão

Após a análise dos fundamentos da empresa e do cenário, foi possível ver que a empresa apresentava, de fato, uma previsão otimista, como foi apresentado pelo algoritmo. A posição recomendada era para 1 mês. Os resultados estão abaixo:

A ação da Vale subiu USD 1,09 em 1 mês, concedendo ao algoritmo uma performance de 12,84%.

2 – SID (Companhia Siderúrgica Nacional) –  Empresa na indústria de aço

Previsão

Sinal 92,58

Previsibilidade 0,49

 

A Empresa

Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) é a maior empresa da indústria de aço no Brasil e na América Latina. Ela controla companhias como a CSN Paraná, Metallic, Namisa e tem participações na MRS Logística, Transnordestina Logística e outras.

Assim como a Vale, a CSN tem aproveitado o bom momento para o setor de mineração, e também a desvalorização da moeda que facilita a exportação.

Análise Fundamentalista

A liquidez corrente da CSN é ótima. Seu lucro operacional foi extraordinário, sendo bem maior do que todo o patrimônio líquido da empresa, o que é um bom indicador do potencial da empresa. Apesar do lucro líquido negativo, o patrimônio líquido subiu 148% comparado ao mesmo período no ano passado, e pode significar a compra de novos ativos para futuros projetos. O ROE foi negativo, no entanto, ainda está acima da média para o setor. O P/VPA e o Preço/Lucro anual mostram que a empresa talvez estivesse um pouco supervalorizada e o rendimento anual de dividendos mostra que a empresa não pagou dividendos no último período, o que é um mau sinal. Ainda assim, o Beta agressivo apontava para uma rápida subida no valor das ações, já que a Bovespa também estava apontando para cima.

Conclusão

Após a análise dos fundamentos da empresa e do cenário, foi possível ver que a empresa apresentava, de fato, uma previsão otimista, como foi apresentado pelo algoritmo. A posição recomendada era para 1 mês. Os resultados estão abaixo:

A ação da CSN subiu USD 0,54 em 1 mês, concedendo ao algoritmo uma performance de 16,77%

3 – BAK (Braskem) – Produz resinas termoplásticas

Previsão

Sinal 89,53

Previsibilidade 0,23

A Empresa

Braskem, controlada da Organização Odebrecht e com expressiva participação da Petrobras, é uma empresa de indústria química e petroquímica. Ela se destaca por ser a líder global na produção de biopolímeros e por ser a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas.

Braskem também é a maior produtora de polietileno, polipropileno e PVC no Brasil. A companhia é líder no mercado de polipropileno nos EUA e tem forte capacidade de produção na Alemanha.

Alaska (fundo de investimento brasileiro) começou a acumular participações na Braskem quatro meses atrás. Barros (CEO) escolheu a empresa pois ela possui fundamentos sólidos e aproveitou o momento quando a empresa estava desvalorizada. O Preço/Lucro da Braskem está em 8,3, metade do que estava há 3 anos atrás, disse ele em Dezembro.

Análise Fundamentalista

Liquidez corrente acima de 1. Lucro operacional enorme, sendo muitas vezes maior do que o patrimônio líquido da empresa e mostrando que uma diminuição nos gastos administrativos poderá trazer resultados impressionantes. O lucro líquido também foi alto, estando na casa dos bilhões, e o ROE ficou fácilmente acima dos -43% da média do setor de mineração. P/VPA e o Preço/Lucro anual dizem que a companhia pode estar um pouco valorizada, no entanto, também demonstra a boa percepção que os investidores têm da empresa. O rendimento anual de dividendos foi bom, e o Beta mostra que o crescimento da empresa está intimamente ligado à evolução do mercado.

Conclusão

Após a análise dos fundamentos da empresa e do cenário foi possível ver que a empresa apresentava, de fato, uma previsão otimista, como foi apresentado pelo algoritmo. A posição recomendada era para 1 mês. Os resultados estão abaixo:

Algorithmic Forecast Performance

A ação da Braskem subiu USD 2,23 em 1 mês, concedendo ao algoritmo uma performance de 11,25%.

4 – GGB (Gerdau) – Fabricante de aço longo na América do Norte e América do Sul

Previsão

Sinal 5,59

Previsibilidade 0,63

 

A Empresa

Gerdau é uma empresa brasileira produtora de aço. Possui operações industriais em 14 países – Americas, Europa e Asia – e tem uma capacidade instalada de mais de 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latine e anualmente transforma milhões de toneladas de sucata em aço, ao redor do mundo.

Análise Fundamentalista

A liquidez corrente da Gerdau é excelente, tendo quase 3 vezes mais ativos circulantes do que passivos circulantes. Lucro operacional alto e um lucro líquido ainda se recuperando do resultado negativo em 2015. O ROE estava acima da média para o setor de aço. O P/VPA e também o Preço/Lucro anual indicaram que poderia ser um momento para comprar a ação com uma grande barganha. O rendimento anual de dividendos foi baixo, mas é o começo de uma recuperação do resultado negativo no passado. O Beta agressivo também indicava que seria um bom momento, já que a Bovespa apontava para cima.

Conclusão

Após a análise dos fundamentos da empresa e do cenário foi possível ver que a empresa apresentava, de fato, uma previsão otimista, como foi apresentado pelo algoritmo. A posição recomendada era para 1 mês. Os resultados estão abaixo:

A ação da Gerdau subiu USD 0,53 em 1 mês, concedendo ao algoritmo uma performance de 15,06%

5 – TSU (Tim Participações S.A.) – Empresa de serviços de Telecomunicação

Previsão

Sinal 42.29

Previsibilidade 0.57

A Empresa

Tim Participações S.A. é uma empresa brasileira de telefonia subsidiária da Telecom Itália. Foi fundada em 1998, mas o seu conceito de rede se deu em 2002 quando sua cobertura já atingia mais de 2500 municípios. Foi pioneira no lançamento da tecnologia EDGE no país. TIM se tornou a segunda maior empresa de celulares no Brasil em termos de números de clientes e líder em receita líquida de serviços. Em Agosto de 2015 a empresa tinha 73,38 milhões (26,21%) das linhas ativas no país.

Análise Fundamentalista

A Tim obteve uma boa liquidez corrente. Seu lucro operacional quase alcançou o patrimônio da companhia. O lucro líquido caiu fortemente quando comparado a 2015, no entanto, ainda se encontra positivo. Apesar da queda no lucro, a Tim ainda conseguiu crescer seu patrimônio. P/VPA e o Preço/Lucro anual indicaram que a companhia poderia estar supervalorizada, no entanto, ao olhar o Preço/Lucro estimado, é possível ver que a tendência é que se valorize ainda mais, sugerindo que o momento seria uma boa hora para comprar. Os dividendos foram razoavelmente baixos, conforme é esperado quando se tem uma queda no lucro líquido.

Conclusão

Após a análise dos fundamentos da empresa e do cenário foi possível ver que a empresa apresentava, de fato, uma previsão otimista, como foi apresentado pelo algoritmo. A posição recomendada era para 1 mês. Os resultados estão abaixo:

A ação da TIM subiu USD 0,46 em 1 mês, concedendo ao algoritmo uma performance de 10,70%.