Coronavírus: Ameaças e Oportunidades no Mercado de Ação

Este artigo sobre o coronavírus foi escrito por Gabriel Plat, um Analista Financeiro na I Know First.

Crédito: CDC / AP

Resumo

  • Casos do COVID-19 cases estão aumentando e não mostram sinais que irá parar;
  • Empresas automobilísticas e companhias aéreas devem sofrer a maior queda em 2020;
  • Ações médicas e de biotecnologia estão entre as oportunidades da situação;
  • Netflix e outros serviços de streaming podem se beneficiar do surto.

Mas o que Exatamente é o Coronavírus?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os Coronavírus são uma família de vírus que podem causar doenças em animais e humanos. A doença causada pelo coronavírus que está se espalhando ao redor do mundo é chamada de COVID-19. Os primeiros casos da doença foram descobertos em Wuhan, China, em Dezembro de 2019.

Por conta de suas características infecciosas, a doença começou a se espalhar rapidamente para outros países. No dia 27 de Fevereiro, a Organização Mundial de Saúde publicou um relatório anunciando que mais de 81 mil casos da doença foram confirmados, com 78 mil deles sendo na China. O número de mortes chegou a 2.718, com 44 deles fora da China. Países como Coreia do Sul, Japão e Itália também anunciaram mais de 100 casos em seus territórios. Com Brazil confirmando seus primeiros casos, a COVID-19 está oficialmente em todos os continentes do planeta.

O Mercado de Ações Também Está Sentindo os Sintomas

COVID-19 não é somente um problema para a saúde das pessoas. Como visto nas últimas semanas, ações de todo o mundo passaram por problemas. Mercados globais já perderam 3,6 trilhões de dólares nos últimos seis dias, um problema que também podem ser vistos em índices como S&P 500, Dow Jones e Nasdaq.

Fonte: Google Finance

Obviamente, diferentes fatores impactam no preço de uma ação. No entanto, o medo ao coronavírus está influenciando a tomada de decisão dos investidores. Um bom exemplo da situação é o índice VIX, também conhecido como o “índice do medo”, que aumentou 90% na última semana.

Ainda, países com novos casos da doença viram seus índices cair. O Índice Bovespa do Brasil caiu 8,36% uma semana após a confirmação do primeiro caso no país. Além dele, índices da Itália (FTSE MIB) e Japão (Nikkei) tiveram o mesmo destino.

Stock market graph

Algumas Ações Estão Doentes

Crédito: Senior Airman Cody R. Miller / U.S. Air Force Photo

Com a movimentação das ações ao redor do mundo sendo influenciada pelo coronavírus, é difícil prever qualquer coisa sem considerar o esforço para parar ou ao menos minimizar o impacto do COVID-19. No momento em que a medicina encontrar uma forma de controlar a propagação da doença, é razoável acreditar que os mercados de ações tenderão de volta ao estágio em que estavam antes do vírus.

De acordo com Kate Broderick, chefe de pesquisa do Laboratório Inovio, um protótipo da vacina já está sendo desenvolvida e deve ser testada em humanos. “Os testes pré-clínicos começaram essa semana e esperamos ter o produto final para testar em humanos no verão (inverno no Brasil)”, disse Broderick.

Apesar disso, a vacina ainda precisa passar em diferentes testes antes de começar a ser produzida em larga escala. A expectativa é que a vacina esteja pronta somente em 2021. Dito isso, o que podemos esperar para 2020?

Problemas a Curto e Médio Prazo

Sem possibilidades para conter a propagação do vírus no curto prazo, a expectativa é de ver os mercados globais continuarem em queda. Empresas que dependem de grandes fábricas nos países mais afetados também devem ter problemas. A Toyota anunciou que indústrias no Japão podem ser afetadas por problemas relacionados ao coronavírus, enquanto a Hyundai fechou uma de suas fábricas e a Tesla viu uma queda no número de veículos produzidos na China.

Concomitantemente, companhias aéreas e suas cadeias de produção devem ter problemas por conta do coronavírus. Sem nenhum sinal de diminuição na propagação do vírus, as pessoas passarão a não viajar mais, impactando o lucro dessas empresas. A Lufthansa já declarou que alguns de seus voos de curta e média disância serão reduzidos por conta do coronavírus. Outras empresas como a United Airlines e American Airlines anunciaram mudanças diante da epidemia. Todas essas empresas perderam valor de mercado desde que o surto do coronavírus se espalhou para outros continentes.

Pelo fato de não termos um prazo exato de quando a ameaça chegará ao fim, investir em empresas com esse perfil parece arriscado. Ainda que arriscado não é exatamente um problema quando é acompanhado por um retorno alto, esse talvez não seja o caso. Até que uma solução apareça, é difícil prever quando e se as ações dessas empresas aumentarão de valor. Even though risky is not exactly a problem when a high reward comes together, this might not be the case.

Além disso, o FED anunciou um corte em sua taxa de juros muito por conta do coronavírus. Logo depois do anúncio, diversas ações sofreram quedas. Considerando a Dow 30, todas menos uma empresa registradam queda depois do corte na taxa de juros, enquanto as empresas da S&P 500 e Nasdaq também apresentaram declínios.

Diagnosticando a Doença Corretamente

Em toda situação, especialmente no mundo do mercado de ação, nós podemos observar ameaças e oportunidades. A situação do momento facilita observar o que devemos evitar, mas e se olharmos com mais calma? Quais são as oportunidades de um momento que um surto — que pode se tornar uma pandemia — está ameaçando o planeta?

Em um primeiro momento, a maior oportunidade parece estar em ações médicas e de biotecnologia. A empresa de biotecnologia Moderna é uma que está sendo promovida por conta do coronavírus. Recentemente, a Moderna anunciou que sua vacina está pronta para os primeiros testes, o que impulsionou sua ação (MRNA) em mais de 56% nos dias seguintes. Também, a Vir Biotechnology (VIR) saltou de 12 dólares para quase US$60 em uma semana apenas pela especulação de que eles poderiam ser os primeiros a conseguirem a vacina para conter o surto.

Por Que Não Pensar Fora da Caixa?

Não apenas empresas que estão pesquisando diretamente por uma vacina devem ser vistas como uma oportunidade de investimento. Empresas como a Cripsr Therapeutics (CRSP), que pode conseguir mapear a sequência do genome e agilizar o processo de criar a vacina, também merece ser observada de perto. A Alpha Pro Tech (APT), uma empresa especializada em máscaras e aparelhos de proteção pode aumentar suas vendas caso o COVID-19 persista por mais tempo. O mesmo vale para a Lakeland Industries (LAKE), uma empresa que produz roupas de proteção para trabalhadores de alto risco. Suas ações subiram de 5 para 21 dólares em apenas uma semana e a tendência de alta pode se manter.

As oportunidades não se restringem somente na área médica ou de biomedicina. Um surto como esse obriga as pessoas a evitarem multidões e, é claro, viajar. O número de pessoas que irão passar mais tempo em casa está aumentando e isso pode ser um bom ponto de observação. Serviços de streaming tal como Netflix, Spotify e Amazon Prime podem aumentar seu número de usuários e isso pode impulsionar suas ações. Video-games também podem seguir o mesmo caminho, o que pode ajudar não somente a Sony, Nintendo e Microsoft, mas também empresas da cadeia de produção tal como NVidia e AMD, empresas fabricantes de processadores.

Conclusão

O coronavírus e o COVID-19 colocaram um grande ponto de interrogação no mercado de ação. No momento, investidores estão decidindo pelo medo e não racionalmente, o que impulsiona o mercado para baixo. Isso pode nos levar para diferentes ameaças e oportunidades.

Empresas diretamente ligadas à doença devem ser evitadas. Fábricas em países afetados pela doença estão fechando e isso não ajuda as empresas grandes. Ao mesmo tempo, companhias aéreas estão tendo prejuízo por conta do vírus.

Enquanto isso, há sempre uma oportunidade para tirar vantagem. Enquanto ações médicas e de biotecnologia podem ter uma previsão otimista, outros setores podem valer a pena serem vistos com cuidado. Pelo fato das pessoas evitarem sair de casa, ações de serviços de streaming e empresas de video-game, assim como suas cadeias de produção, podem crescer no período.


Para se inscrever hoje, clique aqui.